Prova CBO 2023 | Teórico Prática | Questão 12
As fotografias A e B abaixo foram obtidas durante o exame ocular de um homem saudável de 22 anos, submetido à cirurgia LASIK, sem complicações, há três semanas, nos dois olhos, queixando-se de embaçamento visual bilateral, fotofobia e dor de intensidade leve a moderada, há três dias. Permanecia em uso de colírio com esteroide em ambos olhos, desde o dia da operação. Negava história de traumatismo, ou contato ocular com substâncias orgânicas. As lesões observadas nas fotos estavam localizadas abaixo do flap. Qual das alternativas abaixo é a mais apropriada em relação ao caso?
-
a) A conduta adequada nesse momento compreende a amputação dos flaps, cultivo deles em meio de ágar não nutriente enriquecido com E. coli, suspensão imediata do esteroide tópico e início de colírio de biguanida e diiodopropamidina.
-
b) Actinomyces israelii é o agente etiológico mais provável e o tratamento tópico empírico deve ser iniciado imediatamente, com a suspensão do esteroide e uso preferencial de colírio de natamicina ou anfotericina B, até que outros exames oculares sejam realizados.
-
c) O agente etiológico mais provável é um bacilo álcool-ácido resistente e se confirmado como sendo o agente da infecção, amicacina e claritromicina são opções de tratamento tópico.
-
d) Trata-se de reação imunológica (ceratite lamelar difusa) e o tratamento nesse momento deve compreender levantar o flap, irrigar a interface com soro e esteroide e aumentar a frequência de uso do colírio de esteroide em ambos os olhos.
Comentário da questão
O enunciado trata de pós operatório de LASIK, em paciente hígido, com sintomas de dor, BAV e fotofobia há 3 dias, tendo a cirurgia sido realizada há 3 semanas. Pelos sintomas (principalmente, pelo fato de ter dor) e tempo de início dos sintomas, a principal hipótese é de ceratite infecciosa, fato que se confirma ao olharmos as...