Prova CBO 2021 | Teórico Prática | Questão 18
As fotografias abaixo pertencem a paciente do sexo feminino, com 16 anos e que apresenta há dez dias irritação do olho direito, queixando-se de inchaço palpebral, vermelhidão, saída de secreção mucopurulenta e discreto embaçamento visual. Não há queixas relacionadas ao olho esquerdo e nem queixas sistêmicas como febre, dispneia ou prostração. Durante o período da pandemia da COVID-19 ela permaneceu em isolamento social em seu domicílio, onde mora com a mãe e uma irmã, ambas sem queixas oculares ou sistêmicas, sendo que apenas a mãe sai de casa para trabalhar, duas vezes por semana. Um gato e um pássaro são seus animais de estimação.
Com relação ao caso, é correto afirmar que:
-
a) Biópsia diagnóstica da lesão conjuntival e tratamento inicial sistêmico empírico com doxiciclina estão indicados.
-
b) Para estabelecimento do diagnóstico mais provável, é essencial a dosagem sérica de fibrinogênio da paciente e de seus pais.
-
c) A tularemia é o diagnóstico clínico mais provável e sorologia para pesquisa do agente necessita ser realizada antes do início do tratamento sistêmico com itraconazol.
-
d) Conjuntivite viral é a hipótese mais provável. Pesquisa do coronavírus e do adenovírus pelo método PCR mediante swab da nasofaringe deve ser realizada. Colírio lubrificante deve ser prescrito até o resultado dos exames estarem prontos.
Comentário da questão
A Síndrome Oculoglandular de Parinaud (SOGP) por definição é uma conjuntivite folicular, crônica, granulomatosa, com presença de linfadenopatia regional. Existem várias causas possíveis, sendo a mais comum a Doença da arranhadura do gato. Entre outras causas possíveis, porem menos comuns, temos: tularemia, linfogranuloma...